Pages

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DENOTAÇÃO X CONOTAÇÃO - EXERCÍCIOS

Prezado(a)s aluno(a)s, seguem algumas questões sobre o tema Denotação X Conotação.

Exercícios

1. Assinale o segmento em que NÃO foram usadas palavras em sentido figurado:

a) Lendo o futuro no passado dos políticos (...)
b) As fontes é que iam beber em seus ouvidos.
c) Eram 75 linhas que jorravam na máquina de escrever com regularidade mecânica.
d) Antes do meio-dia, a coluna estava pronta.
e) (...) capaz de cortar com a elegância de um golpe de florete.

2. Assinale a alternativa cujo termo grifado NÃO é linguagem conotativa:

a) “... mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço
b) “Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste”
c) “A natureza parece estar chorando a perda irreparável ...”
d) “... no discurso que proferiu à beira da minha cova.”

3. O item em que o termo sublinhado está empregado no sentido denotativo é:

a) “Além dos ganhos econômicos, a nova realidade rendeu frutos políticos.”
b) “...com percentuais capazes de causar inveja ao presidente.”
c) “Os genéricos estão abrindo as portas do mercado...”
d) “...a indústria disparou gordos investimentos.”
e) “Colheu uma revelação surpreendente:...”

4. Marque a alternativa cuja frase apresenta palavra(s) empregada(s) em sentido figurado:

a) O homem procura novos caminhos na tentativa de fixar suas raízes.
b) “Mas lá, no ano dois mil, tudo pode acontecer. Hoje, não.”
c) “... os planejadores fizeram dele a meta e o ponto de partida.”
d) “Pode estabelecer regras que conduzam a um viver tranquilo ...”
e) “Evidentemente, (...) as transformações serão mais rápidas.”

5. Assinale a alternativa em que NÃO há palavra empregada em sentido figurado:

a) “O estrangeiro ainda tropeça com muita frequência na incompreensão das sociedades por onde passa.”
b) “Quando a luz estender a roupa nos telhados, seremos, na manhã, duas máscaras calmas.”(Mário Quintana)
c) “Vejo que o amor que te dedico aumenta seguindo a trilha de meu próprio espanto.”
d) Não, eu te peço, não te ausentes / Porque a dor que agora sentes / Só se esquece no perdão.”
e) “Sinto que o tempo sobre mim abate sua mão pesada.” (Carlos Drummond de Andrade)



 
Gabarito
1. D
2. D
3. B
4. A
5. D

33 comentários:

  1. Olá adorei o blog,é de muita utilidade.

    Mas posso dar uma sugestao? Explicar o exercício acima alternativa por alternativa, para sabermos o que erramos e porque erramos, facilitaria a compreençao.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigado pela sugestão; é sempre bem-vinda. Sinta-se à vontade para entrar em contato, sempre que necessitar.
    Informo que, em breve, será implantado o canal Tira-Dúvidas no blog.

    P.S.: Verbos terminados em "-ENDER" originam palavras grafadas com a letra "-S':
    Compreender - compreensão, compreensivo, compreensível.

    Sucesso em sua preparação!
    Prof. Fabiano Sales.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a Deus pela sua vida, não tenho condições de pagar um curso como este, h´27 anos que eu não estudava, e pela graça de Deus hoje estou no 5º período de graduação da área de Serviço Social eu tenho dificuldade em redação, concordância verbal e pontuação, e gostei muito do seu Blog, e vou me esforçar para aprender. Obrigado,por doar o seu aprendizado para mim que tenho 53 anos. Nunca é tarde para estudar, temos que aproveitar as oportunidades, que talves não se repita. Fique na paz de C risto

    ResponderExcluir
  4. Simples e objetivo, era isso que eu precisava...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Professor. Parabéns pelo Blog. Acertei todas as questões acima, no entanto, levei muito tempo pensando na resposta das questões 4 e 5. Seria bom comentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Excelente ferramenta p/ quem quer se preparar p/ concursos!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, me ajudou bastante. Continue com esse trabalho excelente e bastante sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom,era td o que eu precisava saber.....me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  9. Me ajudou bastante, mt obrigada!!

    ResponderExcluir
  10. VALEU MUITO OBRIGADO ME AJUDOU MAIS MINHA PROFESSORA JÁ TINHA USADO ESSA ATIVIDADE MAIS VALEU

    ResponderExcluir
  11. MUITO LEGAL AS PERGUNTAS, EU GOSTEI ME AJUDOU BASTANTE!

    ResponderExcluir
  12. Vc esta de Parabens ,pq eu percebi que tudo que minha prof passa de exercico tem aque e é um modo mais facil de responder mais mesmo assim nao presisaria pq eu sei responder mais munto bom esse site"Parabens"!

    ResponderExcluir
  13. terça-feira,13 Novembro 2012,valeu irmão, muito bom o seu trabalho.Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom... Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito dos exercícios... obrigada!

    ResponderExcluir
  16. me ajudou bastante , gostaria de saber se havera outros exercicios

    ResponderExcluir
  17. Muito bom mesmo!! Deu pra dar uma fixada no assunto hehe! Acertei tudinho!!

    ResponderExcluir
  18. Puxa, obrigada pelas atividades!
    Eu sempre procuro vídeos e atividades para compreender melhor a matéria escolar e devo agradecer a você, Fabiano, por me esclarecer algumas dúvidas! (olha só, uma OSAE!)
    Prova amanhã, me deseje sorte!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada, Deus o abençoe pela ajuda... (Aidán)

    ResponderExcluir
  20. Maravilhoso o blog!!! Está me ajudando a estudar para concursos públicos.
    Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Ótimo curso, muito obrigada, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  22. isso me ajudou muito na minha tarefa obrigado

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito e acertei apenas 4 e 5 as mais fáceis rs...continuo no estudo!

    ResponderExcluir
  24. Sempre que estudo um assunto, procuro resolver alguns exercícios, neste acertei todas as questões.

    Samayra Nayana

    ResponderExcluir
  25. Continua assim professor a enviar mais informação, mais conhecimento, explicação, e tantas outras coisas de bom que tens por aí professor, pois este blogo me ajudou e muitíssimo, força aí prof........... GOSTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEI

    ResponderExcluir